Saiba como usar o Instagram para aumentar as vendas de um e-commerce

Continua após a publicidade..

Abrir um Instagram para vendas é uma das melhores estratégias de marketing atuais. No entanto, antes de investir na plataforma, é preciso conhecer as peculiaridades dessa rede.
Se você ainda não usa o Instagram para vendas, saiba que está perdendo ótimas oportunidades. Segundo a pesquisa da Opinion Box de 2021, 52% dos usuários usam a rede social para buscar produtos ou serviços para comprar e 82% deles seguem alguma marca ou empresa de venda.

Diante de dados como estes, fica claro que saber como funciona as vendas no Instagram é uma ótima escolha para impulsionar seu e-commerce. Além disso, a plataforma é uma ferramenta versátil, que permite implementar diversas práticas, como posts, anúncios e stories. Com isso, é possível conseguir mais engajamento com os seguidores, autoridade para a marca e crescimento das vendas.

Convencido de que não pode ficar de fora dessa estratégia de marketing? Então, acompanhe nossas dicas para ter sucesso e saiba como vender no Instagram.

Continua após a publicidade..

Tenha um perfil comercial
Embora pareça uma dica simples, ter um perfil comercial para vender no Instagram é extremamente importante para que as estratégias tenham um impacto maior. Na plataforma, é possível ter dois tipos de perfis: um pessoal e um comercial — sendo que a segunda opção dá um ar mais profissional à empresa, além de fornecer alguns recursos específicos ao comerciante, como a gestão das métricas.

Por exemplo, é possível analisar a repercussão de cada post, conhecer as características do público que mais interage com ele, fazer anúncios e monitorar a performance do canal. Esse tipo de feedback é importante para ter ações mais direcionadas.

Continua após a publicidade..

Faça uma boa descrição dos produtos
Assim como em um e-commerce, ao postar fotos dos produtos, fale um pouco sobre eles. Apresente as características principais e dê sugestões de uso. Não precisa fazer um texto grande, mas, ao menos, mencione atributos que instiguem os usuários a querer descobrir mais sobre eles.

Poste fotos e vídeos de boa qualidade
Por ser uma rede social predominantemente visual, é importante investir em fotos de boa qualidade para integrar um feed chamativo e aproveitar os vídeos do Instagram para explorar as principais características dos itens.

De modo geral, a finalidade nas redes sociais vai muito além de somente divulgar produtos, elas propõem ao público um estilo de vida conforme a sua marca. Por isso, vale muito a pena apostar em imagens com mais detalhes sobre o produto, modo de usar e vantagens, assim como uma descrição criativa que chame a atenção dos usuários.

Use as hashtgs
As hashtags são a principal maneira de indexar conteúdos no Instagram. E, quando bem utilizada, essa ferramenta é capaz de atrair novos seguidores para sua página e ajudar a alavancar o número de vendas. Para isso, pesquise as principais hashtags buscadas no seu nicho de mercado e adicione-as aos seus posts.

Lembre-se de utilizar palavras pertinentes para atrair potenciais clientes, pois as hashtags servem para marcar o conteúdo dentro da base de dados do Instagram, facilitando a pesquisa e aumentando o engajamento.

Faça parceria com influenciadores
Outra forma de aumentar as vendas no Instagram é fazer parcerias com influenciadores digitais que são referências no seu nicho de atuação. Essa é uma ótima maneira de desenvolver uma ponte entre a marca e o público de modo mais efetivo. Nessa associação, a empresa se beneficia da credibilidade do influencer, além de aproveitar a confiança que o público tem quando eles dizem que o produto é bom. Esse fator pode impactar diretamente a decisão de compra dos clientes.

Aproveite o recurso “Instagram shopping”
Se você deseja abrir um Instagram para vendas, não pode deixar de lado esse recurso. Com ele, é possível cadastrar os produtos e colocar um link direcionando à página de compra do e-commerce. Isso facilita a experiência do usuário e diminui o caminho de compra do seu cliente, já que com apenas um clique ele consegue identificar o valor do item, e em dois cliques, é levado ao pagamento. Para isso, basta cadastrar os seus produtos no marketplace do Facebook e marcar os seus posts.

Dê atenção à bio da loja
Além do recurso para compras diretamente da plataforma, coloque o link da loja no perfil da página. Assim, se alguém quiser dar uma olhada no restante dos produtos que você vende, tem essa ação facilitada. Não se esqueça de inserir uma pequena biografia, compartilhando o que a empresa faz e quais valores segue, destacando o segmento no qual você atua e os produtos que oferece aos clientes. Dependendo do público, usar emojis cai bem.

Invista no stories
O stories é uma ferramenta muito útil para gerar engajamento entre a marca e os seguidores, um recurso em que você pode colocar fotos ou vídeos. A diferença é que, de maneira geral, o conteúdo fica armazenado por apenas 24 horas. Assim, serve para postar histórias mais voláteis, como os bastidores de uma produção de roupas.

No entanto, é possível fixar alguns stories. Essa situação é indicada para conteúdos importantes, que precisam ser do conhecimento de todos. Por exemplo: regras para boa conservação de determinado objeto.

Integre seu feed com o e-commerce
Muitos clientes chegarão no e-commerce sem antes conhecer seu Instagram. Por isso, uma forma de garantir que estes clientes conheçam seus conteúdos é integrando o feed diretamente na sua plataforma.

A melhor forma de fazer isso, é usando uma ferramenta que entregue esse recurso de maneira facilitada. Sendo assim, seu e-commerce terá mais um recurso de conteúdo.

Interaja com os seguidores
Para conquistar clientes e aumentar as vendas, não adianta apenas fazer postagens e esperar que tudo aconteça. É necessário interagir se manifestar, fazer com que as pessoas notem a sua marca, assim como tirar dúvidas dos seus clientes sobre os produtos, informar preços e muito mais. Afinal, oferecer um bom atendimento é fundamental para garantir a satisfação e a fidelização do consumidor.

Aproveite os comentários para conversar com o cliente e construir um vínculo com ele, e não se esqueça de responder os directs. Outra dica válida é repostar, na sua própria página, os stories que os consumidores publicam com o seu produto. Assim, você demonstra reconhecimento do cliente e mostra aos seguidores que vale a pena investir na sua marca.

Por Evandro Zanatta
Fonte: Formas de Pagamento

Se você procura por uma agência de e-commerce confiável e experiente para ajudar a impulsionar o sucesso do seu negócio online, a Bulboo é a escolha certa. Entre em contato conosco hoje mesmo para discutir como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios.

Post Anterior

Qual a diferença entre o Google Ads e o Google AdSense?

Próximo Post

Mantendo o Controle: Estoque Mínimo no E-commerce

Veja Também